top of page

Salvador e o NOVEMBRO PRETO: Ações, Serviços e Conscientização, saiba quais são.

  • Foto do escritor: Quezia Silva
    Quezia Silva
  • 22 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura



O estado da Bahia é um símbolo da resistência, riqueza e beleza da cultura afrodescendente no Brasil, Salvador é conhecida como a cidade mais preta do mundo fora da África, assim o primeiro feriado nacional da Consciência Negra no Brasil é um marco histórico e cultural de grande significado.


Essa data, celebrada em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra e símbolo da luta contra a escravidão. 

Designar esta data como feriado nacional reforça a importância de reconhecer e valorizar as contribuições da população negra na construção do país. 

  

Salvador será um palco de celebrações culturais, debates e ações educativas.

Eventos como rodas de conversa, exposições, cortejos e apresentações artísticas promovem reflexões sobre o racismo, a igualdade e os desafios enfrentados pela população negra.


Durante este mês, diversas ações são realizadas, incluindo serviços comunitários, oficinas culturais, eventos educativos e encontros antirracistas, que impactam diretamente as comunidades locais. Além disso, iniciativas voltadas para a saúde, o empreendedorismo e o empoderamento reforçam o protagonismo da população negra, destacando o papel fundamental da cultura e das tradições afro-brasileiras na construção de uma sociedade mais justa.   

A seguir, conheça algumas dessas ações e como elas transformam vidas em Salvador durante o NOVEMBRO PRETO.  

 

Exposição "Ecos Malês", celebrando a história e cultura afro-brasileira. 

Local: Casa das Histórias de Salvador.


Festival Internacional do Audiovisual Negro (FIANB) com filmes sobre a diáspora africana no Cine Glauber Rocha, no Instituto Audiovisual Mulheres de Odun e no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). 

 

Show de Luedji Luna, homenageando Sade, no Largo da Mariquita. 


O Grupo Cultural Ilê Aiyê promove ações de conscientização e cuidado social no bairro do Curuzu.


CIPÓ Comunicação Interativa e o Instituto Mídia Étnica, realizam projetos de capacitação e fortalecimento de comunidades negras com atendimentos gratuitos de saúde e assistência social no bairro dos Barris.

 

O Instituto Steve Biko oferta oficinas de capacitação e inclusão digital visando o empoderamento de jovens através da educação no bairro do Santo Antônio.


A Ambev por meio de seu hub de inclusão produtiva, Bora, em parceria com o Movimento Black Money, está oferecendo 20 mil bolsas de estudo para jovens negros interessados em áreas tecnológicas.

Os cursos são online e serão realizados através da plataforma Afreektech, cursos nas áreas como Marketing Digital, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Venda B2B e Transformação Digital.


Vamos celebrar a força e a riqueza da cultura afro-brasileira do Novembro Preto em Salvador, participe e faça parte dessa história!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page