top of page

Fórum Ruy Barbosa em Salvador adere ao movimento de aporofobia

  • Foto do escritor: Flávio Lorrane
    Flávio Lorrane
  • 27 de mai. de 2024
  • 1 min de leitura


O Fórum Ruy Barbosa no Campo da Pólvora em Salvador/BA instalou grades em seus pórticos que serviam de amparo para a população em situação de rua que vive na região. Ouvi algumas pessoas que dormiam lá e argumentaram para eles que as instalações eram para “coibir o uso de drogas e prostituição”.


É importante lembrar que esse tipo de instalação vai contra a Lei Padre Júlio Lancellotti (Lei nº 14.489/2022) regulamentada em 11 de dezembro de 2023 pelo presidente Lula, que proíbe construções feitas para afastar dos espaços livres de uso público pessoas em situação de rua.


Além desses pórticos na frente do Fórum, também as grades das janelas laterais (que também serviam de lugar para pessoas em situação de rua dormirem) estão sendo remontadas para impedir pessoas de deitarem.


Os dias estão chuvosos em Salvador e quem já não tinha onde se proteger do relento, agora busca outras opções. Ao invés de afastar essas pessoas que já são excluídas, a casa que promove a justiça poderia questionar a falta de moradia, de emprego e de vida digna dessa população.

1 Kommentar

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
Unknown member
14. Juni 2024

Essa matéria foi fortíssima! Enxergou em algo que passa desapercebido, uma importância imensa pra quem precisa desse abrigo. Foi humana, se colocou no lugar do outro, essas percepções sobre coisas que parecem irrelevantes é que fazem o mundo um lugar melhor!

Gefällt mir
bottom of page