top of page

Esperança na mesa: O papel do programa Bahia Sem Fome

  • Foto do escritor: Maria Eduarda
    Maria Eduarda
  • 20 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de nov. de 2024




O programa “Bahia Sem Fome” foi criado em Novembro de 2023 pelo Governo do Estado da Bahia, a iniciativa tem como foco atender a população em situação de vulnerabilidade social, promovendo acesso a alimentação gratuita e de qualidade. Visando combater esse problema social, o programa possui Redes de Equipamentos Integrados. De acordo com informações da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), o estado baiano possui 1,8 milhões de pessoas passando fome em todo seu território. O programa conta com um investimento de mais de R$50 milhões em segurança alimentar e hídrica, o que já garantiu a distribuição de toneladas de alimento e a implementação de tecnologias que garantem o acesso à água em comunidades rurais.


Em setembro de 2024, o Governo do Estado da Bahia anunciou o investimento de R$4.114.000,00 em iniciativas destinadas a enfrentar a insegurança alimentar na cidade de Feira de Santana. As Redes de Equipamentos Integrados em conjunto com órgãos estaduais, organizações sociais, prefeituras municipais e o setor privado oferecem serviços que incluem cozinhas comunitárias, restaurantes populares e bancos de alimentos. Além disso, iniciativas como escolas públicas e armazéns voltados para a agricultura familiar fazem parte da estrutura, ampliando o impacto do programa. O programa também estimula a participação social por meio de oportunidades de voluntariado e colaborações entre empresas e ONGs.


Em entrevista para a Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (SECOM BA), Tiago Pereira, coordenador geral do Bahia Sem Fome aborda a relevância de priorizar essa pautas nas cidades: “É importante a gente pautar o debate a combate a fome nos municípios com gestores que precisam ter sensibilidade com essa agenda para que a gente diminua cada vez mais o índice de vulnerabilidade nos municípios, (...) e que a gente tenha os menos favorecidos no orçamento público, para que a gente possa construir processos mais dinâmicos e que de fato a gente possa assegurar a vida plena.”

O programa surge em um momento de necessidade no estado baiano, visando retirar a Bahia do cenário de insegurança alimentar e destacando a relevância de iniciativas que têm o poder de garantir o direito básico à alimentação e à água mesmo em ambientes carentes. Com essa abordagem integrada, o Bahia Sem Fome não só oferece alimentos, mas também fortalece a estabilidade alimentar, gerando esperança para milhares de baianos. Essa iniciativa reflete a visão de transformar a Bahia em um estado mais solidário e forte diante da questão da insegurança alimentar.


Para entender mais sobre essa iniciativa ou cadastrar uma empresa parceira, ONGs, e até mesmo se voluntariar ao programa, acesse o site: https://bahiasemfome.ba.gov.br/



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page